jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2022

Livros Obrigatórios para todo advogado iniciante e inovador. 05 Livros que todo Advogado deveria ler.

Marcus Alves, Bacharel em Direito
Publicado por Marcus Alves
há 5 meses


Listamos os 05 Livros que todo advogado deveria ler.

Diante do novo cenário da Advocacia é crucial que advogados procurem adotar um perfil empreendedor focado em construir um escritório confiável e inovador. Os livros que escolhi abaixo lhe dará uma visão ampla do negócio e o ajudará a melhorar seus rendimentos e solidificar seu escritório perante ao mercado.

1. Dividir o Bolo - Myke Moyer

Slicing Pie: Fund Your Company Without Funds (English Edition)

Um livro voltado para o novo modelo de negócio que está ganhando força no Brasil e no mundo, as startups.

O livro se descreve como dividir os lucros do negócio e trás uma abordagem inovadora em relação a um modelo de divisão dinâmica popularizada pelo livro Slicing Pie, este é também o guia complementar para a aplicação on-line do Pie Slicer na SlicingPie.com.

Indiquei este livro porque irá ajudá-lo a determinar a justa participação das pessoas que contribuirão com coisas que você precisava para abrir sua empresa, incluindo ajuda, equipamentos, aluguéis e até crédito. Você irá aprender a dividir as participações de acordo com a contribuição e como recuperar de forma justa as participações quando as pessoas deixarem a empresa.

Além de aplicável no seu escritório é crucial para tentar enteder esse novo universo da startups.

2. Quem Está no Comando?

Por: Ori Brafman Rod A. Beckstrom

O livro trás um conceito de que quando uma aranha perde a cabeça ela morre. Mas quando uma estrela-do-mar perde um dos braços ela se regenera e o braço cortado pode desenvolver uma estrela-do-mar inteiramente nova.

Ele fala sobre organizações que são constituídas como Aranhas, centralizadas e como elas estão em desvantagens em relação a Organizações Estrela-do-mar, a medida que elas são descentralizadas se baseiam nos poderosos relacionamentos. Trazendo para o mundo de hoje, dá para perceber a relação dos conceitos entre pares como Uber X Taxistas, Ifood, Bitcoin.

Quem está no comando? explora o que acontece quando uma estrela-do-mar começa a ocupar o espaço de aranhas.

É leitura obrigatória para todo advogado, te dará uma visão inovadora.

3. O Manual do Advogado Empreendedor

Por Dr. Euro Júnior

O livro é um manual completo e objetivo para advogados ambiciosos que desejam empreender na advocacia em busca de liberdade financeira, agenda lotada de clientes e reconhecimento profissional como a própria descrição dele diz, trás conceitos inovadores e te abrirá os olhos para os caminhos em que a advogacia está caminhando e como tornar seu escritório mais rentável.

O preço está um pouco salgado, mas vale o investimento, dado a forma como o autor aborda os temas no livro.

4.Side Hustle - Chris Guillebeau

Side Hustle pode ser definido como um empreendimento lucrativo, que é executado em paralelo com outra atividade paga — emprego. Indicado para advogados iniciantes que deseja criar um escritório, mas não tem capital suficiente para se arriscar.

Trás em seu conceito estágios de implementação haverá inúmeras tarefas que precisam ser executadas, recursos que precisam ser obtidos e resultados que precisam ser entregues. Só assim essa ideia será materializada em receita. Quanto mais for possível simplificar a ideia inicial e quebrar o processo de implementação em passos específicos e claros, mais fácil será rodar esse processo inúmeras vezes, até que seja obtida uma nova fonte de receita.

5. O princípio de OZ: Como usar o accountability pra atingir resultados excepcionais

por Craig Hickman (Autor), Roger Connors (Autor), Tom Smith

O livro trás uma abordagem interessante em paralelo ao Mágico de Oz, objetivando que você obtenha melhores resultados pessoais e profissionais, aprendendo a evitar o ciclo debilitante da vitimização.

Ele diz que as pessoas superam as armadilhas desse ciclo quando praticam o accountability, que é a responsabilidade pelo que acontece.

O Princípio de Oz explica o accountability na prática, para que você o entenda, internalize e aplique passo a passo, levando a você a se questionar se é o mercado que está saturado ou você que está rendendo abaixo da conta, qual a sua cota de culpa nesse processo?

É uma livro interessante para jovens advogados.

Recomendo que leia estes livros, realmente vale muito a pena pode acreditar. Deixe nos comentário se já leu alguns deles e conte sua experiência.

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Os 100 livros que todo advogado criminalista deveria receber de presente no Natal

George Marmelstein
Artigosmês passado

Os melhores livros de argumentação e de persuasão

Marcus Alves, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 meses

Com abrir um escritório de advocacia no primeiro ano após passar na OAB?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)