Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Afastamento pelo INSS inferior a 06 (seis) meses gera perda do direito de férias e do décimo terceiro salário?

Publicado por Perfil Removido
há 2 anos

Uma dúvida muito comum entre os trabalhadores são os efeitos do afastamento por INSS sobre suas férias e o décimo terceiro.

O trabalhador afastado por motivo de doença ou acidente por mais de 15 dias (16 dias empregados domésticos), ficam sob a responsabilidade do INSS. Dessa forma, a responsabilidade pelo pagamento da sua remuneração passa a ser do INSS.

As férias e décimo terceiro salário são direitos do trabalhador previsto em lei. Todavia o afastamento prolongado do trabalhado do serviço em razão de doenças e acidentes de trabalho, gera efeitos em suas férias e no 13º.

O trabalhador que exceder a 06 meses de afastamento por INSS perde o direito às férias, ainda que de modo descontinuado é o que diz o art. 133, inciso IV da CLT. Desta forma, se o trabalhador, durante o período aquisitivo de 12 meses, permaneceu afastado por motivos de benefícios do INSS por mais de 06 meses, período contínuo ou não, perderá o direito ao gozo e ao recebimento do um terço de férias.

Assim, depois de 06 meses de afastamento, quando o empregado retornar ao trabalho começará um novo prazo para o período aquisitivo de férias. É importante mencionar que o empregado não perde o período aquisitivo antes do período do afastamento pelo INSS, podendo a empresa optar por lhe conceder essas férias em haver quando retornar ao trabalho.

Décimo terceiro salário

O recebimento do 13 º salário é uma garantido em nossa Constituição Federal, assim, por óbvio deve ser pago. O que varia é quem paga, ou seja, o período em que o empregado trabalhou antes da concessão do benefício, mais os 15 dias eu são obrigação do empregador, caberá a este efetuar o pagamento desses valores.

A partir da concessão do benefício previdenciário que o afastou do trabalho por alguma incapacitante, depois dos 15 dias do empregador, fica a cargo do INSS pagar o décimo terceiro salário.

O tema é simples, mas gera polêmica a medida que alguns empregadores tentam se esquivar de conceder férias ao empregado que ficou afastado 5 meses ou menos, com fundamento de que perdeu o direito, o que não é verdade, eis que a lei somente admite essa perda das férias após 06 meses de afastamento previdenciário.

De outro modo, o décimo terceiro não fica alterado, sendo que somente muda quem irá pagar cada qual arcando com a parte que compreende sua respectiva obrigação com o trabalhador.

__________________________

Criando Valor em empreendedorismo, minha coletânea pessoal de livros atualizados e inovadores que fará você pensar de forma mais centrada e criativa.
1. Dividir o Bolo,
2. Execução, AutorRAM CHARAN,
3. O que o CEO quer que você saiba, AutorRAM CHARAN,
4. Quem está no comando, Ori Brafman^Rod A. Beckstrom
5. O Manual do Advogado Empreendedor, Euro Júnior,
6. O Unicórnio Verde e Amarelo -Paulo Vera,
7. Os princípios do mágico de Oz, Craig Hickman,
8. Kindle geração 10.a,
9. Kindle geração 11,
10. Tablet,


  • Publicações150
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32138
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/afastamento-pelo-inss-inferior-a-06-seis-meses-gera-perda-do-direito-de-ferias-e-do-decimo-terceiro-salario/1352681522

Informações relacionadas

RVS ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 8 anos

Quem está recebendo o auxílio-doença pelo INSS perde as férias vencidas e o 13º?

Rayssa Castro Alves, Advogado
Notíciashá 4 anos

Como ficam as férias do funcionário que estava afastado pelo INSS e retornou?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Ao empregado afastado por acidente de trabalho por mais de 15 dias é devido o pagamento de 13º salário por parte da empresa? - Fábio Henrique Assunção de Paula

Márcio Balduchi, Contador
Notíciashá 6 anos

Empregado afastado pelo INSS por mais de seis meses não tem direito às férias proporcionais do período

Durval Ferrazoli, Advogado
Artigoshá 7 anos

Férias e o afastamento pelo INSS

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu fiquei afastada 9 meses e tô voltando na data que faz um ano de contrato não tenho direito a férias é isso? continuar lendo

boa tarde, gostaria de saber, eu trabalhei 6 meses e me acidentei, fiquei quase um ano afastado, esses 6 meses antes do afastamento, como é calculado as ferias? continuar lendo

Bom dia
Os primeiros 6 meses você perde o direito as férias, e seu período aquisitivo passa a contar do zero quando voltar a trabalhar. continuar lendo

Fiquei nove meses afastada mais trabalhei janeiro e voltei em novembro eu tenho direito ao décimo terceiro continuar lendo